quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Estados Unidos - New York



Nova Iorque ou Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo.É também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México. A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Nova Iorque abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo.

Central Park
É um ponto turístico obrigatório para quem visita Nova York. Vale a pena fazer uma caminhada pelo parque, ver o pessoal andando de patins, os artistas fazendo suas performances, as árvores floridas ou completamente sem folhas, dependendo da estação do ano.





Madison Square Garden 
 Madison Square Garden (ou apenas The Garden) é um complexo poliesportivo formado por quatro arenas com capacidade para aproximadamente 20 mil pessoas em jogos de basquete e 18 mil em jogos de hóquei no gelo.
Como na maioria de ginásios do mundo, o Madison Square Garden também já recebeu grandes shows e eventos, entre os quais destacamos:
- Elvis Presley 
- Led Zeppelin 
- Pink Floyd 


- Jethro Tull 
- Madonna
- Kiss
- Whitney Houston
- Michael Jackson
- Justin Bieber
Durante sua viagem a Nova York, acompanhe a programação do Madison Square Garden! Você poderá assistir a algum jogo da NBA ou assistir a shows espetaculares!


Times Square
Conhecida mundialmente por seus letreiros luminosos, a Times Square é um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York e do mundo, recebendo mais de 39 milhões de turistas por ano. Ali estão a NASDAQ, os estúdios da MTV e da ABC (onde o programa Good Morning América é transmitido ao vivo), entre outras atrações.
É na Times Square que Nova York comemora a virada de ano com a bola de cristal descendo do topo de um edifício.






 Estátua da Liberdade 
A Estátua da Liberdade é, sem dúvida, o maior símbolo de Nova York e dos Estados Unidos.
Presente da França aos Estados Unidos, representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma 'tabula ansata' (tábua de leis), na qual está gravada a data da Independência dos Estados Unidos, 4 de Julho de 1776.


Canada - Toronto

                                                                                                   
           Toronto é o centro financeiro do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos. Toronto é o maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.
Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano - sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade estadunidense, e uma das menores do Canadá.

                                            Prefeitura de Toronto

O Toronto City Hall é o arranha-céu onde está localizado a sede da prefeitura de Toronto, Ontário, Canadá, localizada no centro financeiro da cidade, próxima à Nathan Phillips Square. Foi construída durante os primeiros anos da década de 1960,





                                                           Torre CN

A Torre CN, localizada em Toronto, Ontario, Canadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros (1,815 pés)1 de altura, sendo a segunda maior torre do mundo.Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.
O conceito de construção da Torre CN foi proposto em 1968 pela Canadian National Railway para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense, e a da CN em particular.





                                                   Casa Loma

Casa Loma (termo espanhol que significa "Casa na Colina"; House on the Hill em inglês) é um museu e marca na cidade alta de Toronto, construído como um castelo neo-romântico. Originalmente, foi a antiga residência do financista Sir Henry Mill Pellatt e, actualmente, é uma atracção turística da cidade de Toronto, província de Ontário, Canadá. O palacete foi construido ao longo dum período de três anos.
Sir Henry perdeu o seu monopólio de energia em favor do poder público, depois decidiu investir em terras, mas a maioria dos canadianos só investia em títulos de guerra e não em residências. A economia sofreu uma grande depressão no pós-guerra e todas as suas acções perderam valor. Em 1923, Henry estava em desespero, o Banco da Casa que garantia a maioria dos seus empréstimos quebrou. O financeiro devia ao banco cerca de 1,7 milhões de dólares canadianos, um valor estimado de 20 milhões de dólares canadianos actuais. Todos os seus bens foram confiscados, incluindo o castelo e todos os seus objectos, causando a ruína de Pellatt.




                                                    Queen's Park

 O Queen's Park é um parque histórico localizado em Toronto, Ontário, Canadá. A área verde foi nomeada com o presente nome em 1860, em homenagem à Rainha Victoria do Reino Unido. O prédio da Assembléia Legislativa de Ontário localiza-se dentro do parque, tendo sido fundada em 1892. Tanto o Queen's Park quanto o prédio da assembléia são pontos turísticos de Toronto. O parque é cercado por instalações da Universidade de Toronto a leste e a oeste, que são outros pontos de interesse próximos ao parque. Ao norte do Queen's Park, está localizada o Royal Ontario Museum.




                                                    ROM

O maior dinossauro do Canadá, as múmias egípcias e mamíferos da era glacial fazem desse museu uma das atrações mais populares de Toronto para toda a família.
Veja seu mundo florescer e alimente seu cérebro no ROM! Se você se interessa por dinossauros, pela história canadense, pelo Egito antigo, pela biodiversidade e muitos outros temas, haverá algo interessante para você no maior museu de história natural e cultura mundial do Canadá. Estamos esperando sua visita!






                                                      High Park

High Park é um dos maiores e mais movimentados parques da cidade canadense de Toronto, Ontário. Possui 161 hectares de área. O parque foi criado em 1873, e é atualmente um dos principais centros de recreação de Toronto.





           Compania de Ópera Canadense

Situada no centro de Toronto está a Companhia de Ópera Canadense, que se apresenta no The Four Seasons Centre, palco de inúmeros espetáculos que fazem sucesso midiático em todo o planeta. Sua estrutura onipresente ocupa quase um quarteirão.Traços modernos por dentro de fora da construção que atrais a classe mais nobre no aspecto musical do Canadá para assistir óperas.Vale ressaltar que até o ano de 2006, a Companhia de Ópera Canadense se apresentava na região central de Hummingbird.Considerada como a terceira maior produtora dentro do continente norte-americano.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Educação no Brasil

Quadro da educação nacional :
Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.
Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. O Censo de 2010 (IBGE) mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (2000 a 2010). Em 2000, o número de analfabetos correspondia a 13,63% da população (15 anos ou mais de idade). Esse índice caiu para 9,6% em 2010. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.
Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido. 
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
 Outros dados da educação brasileira:

- Taxa de abandono (2008): 4,8%
- Taxa de reprovação (2008): 12,1%
- Taxa de aprovação (2008): 83,1%
- Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452
- População adulta com Ensino Fundamental concluído: 54,9% (2010)
- Crianças entre 5 e 6 anos que frequentam a escola: 91,1% (2010)
- Jovens entre 11 e 13 anos que frequentam a escola nas séries finais do Ensino Fundamental: 84,9% (2010)
- Jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo: 57,2% (2010)
- Jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo: 41% (2010)
Fonte: MEC/Inep/Pnud

Saúde no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou relatório em que avalia indicadores sociais brasileiros de 2013. No que diz respeito à saúde, afirma que o setor apresentou “relevantes evoluções” nos últimos anos.
No entanto, eles falaram que “esforços adicionais são necessários para melhorar a qualidade dos serviços, tornar a saúde pública mais equânime, homogênea no território e capaz de enfrentar os crescentes desafios ligados à dinâmica demográfica”.
O IBGE faz a análise dos indicadores brasileiros e os compara com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos internacionalmente sob liderança da ONU para serem cumpridos até 2015.
As áreas que obtiveram melhoria, segundo destaque dado pelo IBGE, foram a redução da mortalidade infantil e materna, o tratamento da AIDS e capilaridade da atenção básica.

Segurança no Brasil

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, rebeliões, fugas, degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, corrupção, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil.

Em síntese, os novos gestores da segurança pública (não apenas policiais, promotores, juízes e burocratas da administração pública) devem enfrentar estes desafios além de fazer com que o amplo debate nacional sobre o tema transforme-se em real controle sobre as políticas de segurança pública e, mais ainda, estimule a parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil na luta por segurança e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

fonte:http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca

Seca no Nordeste

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. 

Causas da Seca:
As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. 
O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Características da região:
- Baixo índice pluviométrico anual (pouca chuva);
- Baixa umidade;
- Clima semi-árido;
- Solo seco e rachado;
- Vegetação com presença de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga);
- Temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Seca, fome e miséria: um problema social:
A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). 

Os tipos de secas:

As secas podem ser geradas pelos mais diversos fenômenos climatológicos, em função disto, criou-se uma tipologia da seca:Seca permanente: É caracterizada pelo clima desértico, onde a vegetação se adaptou às condições de aridez, inexistido cursos de água. Estes só aparecem depois das chuvas que via de regra são fortíssimas tempestades. Este tipo de seca impossibilita a agricultura sem irrigação permanente.

Seca sazonal: A seca sazonal é uma particularidade de regiões onde o clima é semi-árido. Nestas a vegetação reproduz-se porque os vegetais adaptados geram sementes e morrem em seguida, ou mantém a vida em estado latente durante a seca. Nestas regiões os rios só sobrevivem se a sua água for oriunda de outras regiões onde o clima é úmido. Este tipo de seca possibilita o plantio desde que em períodos de chuvas, ou por irrigação.

Seca irregular e variável: A seca irregular pode ocorrer em qualquer região onde o clima seja úmido ou sub-úmido e caracterizado por apresentar variabilidade climática do ponto de vista estatístico. Normalmente são limitadas em área, e não em grandes regiões, não ocorrem numa estação definida e inexiste previsibilidade de sua ocorrência, isto é, não há um ciclo bem definido. Trata-se de um fenômeno estatístico, cuja estrutura de eventos pode ser descrita por uma teoria mais geral que o cálculo de médias e desvios, por exemplo pela teoria da Cadeia de Markov, aplicando ordem superior e um grupo de quantis: extremamente seco, muito seco, seco, normal, húmido, muito úmido, extremamente úmido, separando classes de mesma probabilidade de ocorrência

Seca "invisível": De todos, este tipo de seca é o pior, pois a precipitação não é interrompida, porém, o índice de evapotranspiração é maior que o índice pluviométrico causando um desequilíbrio da umidade regional. Este desequilíbrio gera uma redução da umidade do ar que por sua vez aumenta o índice de evapotranspiração, que por sua vez realimenta a perda de umidade subterrânea para a atmosfera, que devolve esta em forma de chuva, que porém não é suficiente para aumentar a umidade do solo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seca

Fome no mundo

Quando falamos da fome do mundo, não estamos dizendo daquela vontade que da de comer na hora do almoço ou no jantar. O problema da fome relaciona-se á falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.
Atualmente, estima-se que 1 bilhão de pessoas em todo mundo sofram com esse problema.
Para entender melhor essa questão, os cientistas sociais dividiram a fome em dois tipos: a endêmica ou aberta e a epidêmica ou oculta.

Fome epidêmica ou aberta: é aquela que ocorre graças a situações específicas de uma dada região ou localidade, como pragas que atingem a agricultura e impedem o fornecimento de comida, e a realização de guerras, que geram muitas mortes e misérias entre as pessoas de países atingidos

.Fome endêmica ou oculta: é aquela que ocorre em virtude da subnutrição, ou seja, quando as pessoas não têm acesso à quantidade de comida suficiente para lhes garantir a quantidade de nutrientes necessários ao organismo.

A ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) definem que, por dia, cada pessoa precisa consumir no mínimo 2500 calorias. Caso as pessoas consumam, em média, menos do que isso, considera-se que elas estejam com fome endêmica ou oculta.Mas minha opnião sobre isso é que praticamente a fome não é culpa do povo, mas sim do governo, pois 7 bilhões de pessoas bem alimentadas e bem nutridas seria possível; Pois nosso o nosso planeta produz alimentos suficientes, a fome não é um problema causada pela natureza, a fome é politicamente tolerada. Ela é aceita porque há "coisas mais importantes",por exemplo as vozes dos consumidores e agricultores.Observação: O Brasil é um dos países que mais desperdiça comida no mundo .

http://www.escolakids.com/fome-no-mundo.htm
http://www.dw.de/a-fome-no-mundo-%C3%A9-um-problema-pol%C3%ADtico/a-15517861