terça-feira, 1 de abril de 2014

Fome no mundo

Quando falamos da fome do mundo, não estamos dizendo daquela vontade que da de comer na hora do almoço ou no jantar. O problema da fome relaciona-se á falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.
Atualmente, estima-se que 1 bilhão de pessoas em todo mundo sofram com esse problema.
Para entender melhor essa questão, os cientistas sociais dividiram a fome em dois tipos: a endêmica ou aberta e a epidêmica ou oculta.

Fome epidêmica ou aberta: é aquela que ocorre graças a situações específicas de uma dada região ou localidade, como pragas que atingem a agricultura e impedem o fornecimento de comida, e a realização de guerras, que geram muitas mortes e misérias entre as pessoas de países atingidos

.Fome endêmica ou oculta: é aquela que ocorre em virtude da subnutrição, ou seja, quando as pessoas não têm acesso à quantidade de comida suficiente para lhes garantir a quantidade de nutrientes necessários ao organismo.

A ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) definem que, por dia, cada pessoa precisa consumir no mínimo 2500 calorias. Caso as pessoas consumam, em média, menos do que isso, considera-se que elas estejam com fome endêmica ou oculta.Mas minha opnião sobre isso é que praticamente a fome não é culpa do povo, mas sim do governo, pois 7 bilhões de pessoas bem alimentadas e bem nutridas seria possível; Pois nosso o nosso planeta produz alimentos suficientes, a fome não é um problema causada pela natureza, a fome é politicamente tolerada. Ela é aceita porque há "coisas mais importantes",por exemplo as vozes dos consumidores e agricultores.Observação: O Brasil é um dos países que mais desperdiça comida no mundo .

http://www.escolakids.com/fome-no-mundo.htm
http://www.dw.de/a-fome-no-mundo-%C3%A9-um-problema-pol%C3%ADtico/a-15517861

Nenhum comentário:

Postar um comentário